terça-feira, 4 de setembro de 2007

Microsoft vai oferecer software grátis via web

DO "NEW YORK TIMES"

O império está se preparando para contra-atacar de novo. Em 1995, a Microsoft acrescentou um novo navegador gratuito de internet ao seu sistema operacional, em um esforço para eliminar novos concorrentes, em uma decisão que terminou revertida pelos tribunais.
Nesta semana, a empresa planeja virar essa estratégia de cabeça para baixo, oferecendo novos softwares que conectam seu sistema operacional Windows a programas fornecidos na internet, uma prática cada vez mais conhecida como computação "cloud" [nuvem]. A estratégia representa uma grande virada para a Microsoft, que primordialmente vende software em CDs para computadores pessoais. Com a nova abordagem, a Microsoft espera proteger suas centenas de milhões de clientes de software dos avanços de concorrentes como o Google e a Salesforce.com, que já oferecem aplicativos pela internet.
O novo pacote Windows Live inclui um programa atualizado de e-mail, um programa de compartilhamento de fotos e uma ferramenta de texto para pessoas que mantêm blogs.
O novo serviço mostra que a Microsoft pretende concorrer de frente com o maior rival, o Google, e não só no setor de buscas -em que enfrenta desvantagem significativa. Milhões de usuários de computadores pessoais já dependem de aplicativos para a web que fornecem serviços ou armazenam dados. Por exemplo, Yahoo! e Google oferecem formas próprias de computação "cloud", com programas de e-mail e de armazenagem de fotos, acessíveis on-line. O Google levou a computação "cloud" a um passo além em outubro do ano passado e desafiou diretamente a Microsoft oferecendo um pacote de processamento de texto e planilhas disponível on-line. A Microsoft planeja oferecer alguns de seus serviços, como álbuns de fotos, gratuitamente e cobrar por outros, como diversos serviços dirigidos a companhias de pequeno e médio porte.
Brian Hall, da Microsoft, disse que "estamos tomando por base os componentes de comunicação e compartilhamento e criando um conjunto de serviços que se tornará o que acreditamos ser um pacote de serviços e aplicativos para uso pessoal e comunitário em computadores, na web e via celular".
Ele afirmou que o software seria o primeiro lançamento pleno do Windows Live que teria por objetivo oferecer experiência "relativamente contínua" na transição entre os diferentes serviços e aplicativos.
O novo pacote oferecerá aos usuários de computadores a opção de baixar um conjunto de serviços com um programa unificado de instalação ou como componentes separados. Os serviços individuais são o Windows Live Photo Gallery, o Windows Live Mail, o Windows Live Messenger 8.5 e o Windows Live OneCare Family Safety, um programa de segurança para computadores. O lançamento, ainda que inclua o aplicativo para blogs Windows Live Writer, evita cuidadosamente roubar usuários a dois dos programas da empresa: o Word e o Excel.


Um comentário:

Anônimo disse...

Genial dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.