segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Concorrentes do mouse chegam pelo ar





















Por Bruno Oliveira, Folha de São Paulo

Luva, anel e a ponta do seu dedo: essas são as maiores ameaças do mouse. Eles estão no topo da lista quando o assunto é interagir com a tela do PC de forma mais eficaz.

Na onda do videogame Wii, que utiliza tecnologia "wireless" (sem fio) para captar os movimentos feitos pelo jogador com o controle, e das telas sensíveis ao toque --como a do iPhone--, a agência interativa Ginga, de São Paulo, desenvolveu o protótipo de uma luva que faz apontamentos na tela do computador.

Segundo Breno Amorim, diretor de tecnologia da agência, a criação da luva interativa surgiu com a idéia de oferecer aos seus clientes uma ferramenta que explorasse com uma nova interface mídias e aplicações voltadas para a publicidade digital.

"Com essa luva, por exemplo, pessoas em uma sala de cinema poderiam interagir com o filme ou com as peças publicitárias que aparecem no decorrer da exibição."

Apresentado pela primeira vez na Campus Party deste ano, o protótipo recebe os sinais de um controle remoto por meio de três sensores instalados nas pontas dos dedos polegar, indicador e médio, os mesmos utilizados quando se usa um mouse comum.

Apontando a luva para uma tela, é possível mover o cursor em todas as direções. Com movimentos de "clique", o emissor dos sinais reconhece a inicialização de um comando e o executa.

Anel mágico

Em Massachusetts, nos EUA, estudantes de engenharia conseguiram dar uma função a mais ao dedo indicador com o desenvolvimento de um anel que promete substituir o mouse num futuro próximo.

Trata-se do "Magic Mouse", que permite ao usuário interagir com o PC utilizando o dedo para navegar nos aplicativos. Pesando 10 gramas e munido de bateria recarregável, o anel agrega vários sensores que captam os movimentos do dedo e os transferem para o computador, que ativa o cursor na tela.

Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento --ainda não está configurado para fazer cliques como o mouse tradicional--, o projeto já arrebatou o prêmio de melhor invento de 2007 pela revista norte-americana "Popular Science".