quinta-feira, 30 de agosto de 2007

TV e PC disputam espaço na sala de estar, em feira de tecnologia

Por Georgina Prodhan

FRANKFURT - TV via Internet, TV móvel e vídeo sob demanda podem ser os assuntos dominantes no setor de tecnologia, mas quando se trata de decisões de compra na feira de eletrônica IFA, esta semana, é provável que os televisores sejam um negócio maior do que nunca.

Expositores de todo o mundo irão a Berlim na esperança de induzir os cerca de 250 mil visitantes esperados na exposição a substituir seus televisores por aparelhos modernos com telas mais estreitas e que prometem melhor imagem. Eles contam com a ajuda de uma queda acelerada nos preços para convencer os consumidores.

"O vidro, em forma de televisor, voltará a ser importante", diz Mike McGuire, analista do Gartner Group. "Não considero que a televisão vá perder espaço nas salas de estar, por enquanto."

A expectativa é de que as vendas mundiais de televisores atinjam mais de 200 milhões de unidades este ano, alcançando faturamento de cerca de 115 bilhões de dólares, ou mais de um terço das vendas totais de bens eletrônicos de consumo. Destes, a maioria continuará a ser composta por aparelhos convencionais, equipados com volumosas telas de tubos de raios catódicos.

Os fabricantes esperam que suspensão das transmissões analógicas de TV, iminente nos Estados Unidos, Europa e partes do Japão, somada ao início das transmissões em padrão de alta definição (HDTV) em breve convencerá os consumidores a substituir seus antigos aparelhos.

Os televisores de tela fina, de plasma ou cristal líquido (LCD), custam em média cinco vezes mais que os modelos convencionais.

Um aparelho da Grundig que pode ser assistido ao ar livre e um televisor HDTV da Loewe que pode se comunicar com câmeras digitais, players de MP3 e redes de computadores estarão entre os milhares de produtos em exposição na maior feira de bens eletrônicos de consumo da Europa.

Com o tempo, porém, televisores, aparelhos de som e outros equipamentos analógicos devem ser substituídos por sistemas baseados em computadores. O Gartner estima que esse processo deva demorar mais três ou quatro anos. Quando essa hora chegar, a maioria dos analistas de mercado antecipa que começará uma queda nas vendas de televisores.

Trata-se de um desdobramento promovido não só por fabricantes de computadores, como a Hewlett-Packard ou Fujitsu-Siemens, que vêm oferecendo sistemas completos de entretenimento doméstico há anos, mas também por operadoras de telecomunicações ávidas por ingressar em um novo mercado.

Este ano a IFA tera uma conferência de um dia inteiro sobre IPTV (conteúdo televisivo entregue pela Internet), tecnologia que vendo segurada por oferta limitada de capacidade de banda larga e questões sobre direitos autorais.

A IFA será aberta ao publico de 31 de agosto a 5 de setembro.

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