domingo, 30 de setembro de 2007

Seriados impulsionam vendas de DVD nos EUA

Emissoras utilizam formato para transformar espectadores casuais em fãs leais

por CLAIRE ATKINSON
DO "NEW YORK TIMES"

Para acompanhar a série "Grey's Anatomy", da rede de TV ABC, Joanna Palmer, que jamais havia assistido a um episódio do programa lançado há dois anos, comprou a primeira temporada inteira em DVD. "Eu tinha um dia de folga e o passei assistindo, das 10h até as 17h30", conta Palmer, 34, funcionária da Victoria's Secret. Agora, planeja assistir a todos os episódios da nova temporada, que já estreou nos EUA. Palmer está em boa companhia. Ainda que as vendas de DVDs estejam em queda neste ano, as séries de TV em disco têm se saído melhor do que outras categorias. As vendas de temporadas completas são um dos raros pontos altos do mercado e registram crescimento real. Alguns programas, como "Família Soprano" e "Sex and the City", já venderam mais de US$ 300 milhões em DVDs. As cifras não são grandes, e as expectativas quanto ao formato são limitadas devido ao número crescente de alternativas, como baixar os episódios no computador. Mesmo assim, executivos das redes de TV ainda apostam no formato. "A melhor coisa sobre uma série de TV é que novos espectadores descobrem o programa a cada dia e decidem começar pela temporada 1", disse Sofia Chang, vice-presidente de marketing da HBO Video. John Miller, vice-presidente de marketing do NBC Universal Television Group, diz que DVDs não são vistos necessariamente como fontes de lucro para a rede, mas são considerados valiosos devido ao seu poder de transformar espectadores casuais em fãs leais. A NBC Universal fechou acordo com a cadeia de varejo Wal-Mart a fim de criar um pacote de meia temporada da série "Friday Night Lights", por US$ 9,99, com vídeos de promoção de um novo seriado, "Bionic Woman", incluídos.
Os DVDs mantêm vivas muitas séries que já encerraram sua passagem pelos televisores. Em julho, a Warner Home Video começou a distribuir em DVD "Babylon 5: The Lost Tales", com episódios inéditos do programa extinto.
Outubro marca o início do quarto trimestre, período de promoção mais pesada no calendário dos DVDs. No ano, as vendas de temporadas completas de séries registram alta de 6% em relação ao mesmo período em 2006, de acordo com a Nielsen VideoScan (ainda que o crescimento tenha caído, ante os 17% de alta registrados em 2006 sobre 2005). Os números são notáveis, especialmente porque as vendas gerais de DVDs caíram 7% no ano, enquanto o segmento de programas de TV em geral caía 1%.

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