terça-feira, 15 de abril de 2008

"Big Brother Brasil 8" é campeão de denúncias no ranking da Baixaria na TV

Redação Portal IMPRENSA

Depois de seis meses coletando denúncias, a campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" divulga pela 14ª vez o Ranking da Baixaria na TV. O resultado: "Big Brother Brasil", da TV Globo, lidera o quadro dos cinco programas mais denunciados.

Os programas campeões de denúncias foram o Big Brother Brasil 8, da (Rede Globo de TV), a novela "Duas Caras" (Rede Globo), o "Programa do Jô" (Rede Globo), o "Pânico na TV" (Rede TV) e o "Super Pop" (Rede TV). As reclamações foram motivadas pela exibição de diversas cenas de discriminação, apelo sexual, violência, vocabulário inadequado para o horário, exposição de pessoas ao ridículo e vulgarização das relações humanas.

A campanha tem como um de seus principais instrumentos de atuação a divulgação do ranking dos programas que receberam maior número de reclamações, visando ecoar a voz da opinião pública para provocar mudanças na grade de programação das emissoras.

Para o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, defender a liberdade de expressão supõe atuar para que essa liberdade não seja usada para violar os direitos humanos.

"A Comissão recebe e divulga as denúncias dos cidadãos indignados com os produtores que não medem conseqüências para aumentar audiência. Nosso papel é dar vazão a essas denúncias, até porque faltam canais para a sociedade exercer seu direito de manifestação sobre a programação".

A sistematização completa dos programas mais denunciados está disponível no site www.eticanatv.org.br.

Com informações do site Ética na TV.

Nenhum comentário: