segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O pior e o melhor de 2007

Especialistas apontam os produtos de sucesso e as decepções no mundo da tecnologia

RODOLFO LUCENA
Folha de Sâo Paulo

O Windows Vista, o novíssimo sistema operacional da toda-poderosa Microsoft, foi considerado o pior produto de informática do ano por um eclético júri de especialistas brasileiros e estrangeiros ouvidos pela Folha ao longo deste mês. O resultado da escolha dos 27 jurados ecoa a seleção da revista norte-americana "PC World", que considerou o Vista a grande decepção do ano, e outras listas da imprensa especializada.
Apesar das vendas fabulosas -no ano fiscal de 2007, a Microsoft vendeu mais de 55 milhões de licenças do Vista-, houve forte reação desfavorável. E a Microsoft acabou aceitando o downgrade -a desatualização, a volta atrás: se você comprar um PC com Vista e não gostar, pode trocar o sistema pelo antigo Windows XP.
A própria Microsoft avalia: "Francamente, o mundo não estava 100% pronto para o Windows Vista", disse o vice-presidente corporativo da empresa, Mike Sievert, em entrevista à imprensa dos EUA.
Quem também não agradou foi a TV digital, que levou o segundo lugar como pior produto, com sete votos no júri Folha. É fácil entender: apesar das imagens mais bacanas, ela chegou ao Brasil capenga e cara. Por enquanto, os especialistas recomendam não embarcar no novo sistema.
Completam o pódio dos piores, empatados com cinco votos, o Second Life, os serviços de banda larga no Brasil e o Palm Foleo -um subnotebook com Linux que foi anunciado no primeiro semestre e teve seu lançamento cancelado.
No extremo oposto, o grande vencedor como melhor produto do ano foi o iPhone, o celular da Apple controlado pela tela. Mas ele também aparece na lista dos piores, por causa da venda vinculada, nos Estados Unidos, à compra de um pacote de serviços da operadora AT&T.
Veja a votação completa no blog www.folha.com.br/circuitointegrado.

Nenhum comentário: