sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Filme capta melancolia pós-11 de Setembro

FOLHA DE SÃO PAULO

Uma grande tragédia, em sua conversão em espetáculo, pode esconder o burburinho existencial, apagado pela proeminência dada aos mortos. "People -Histórias de Nova York" é uma tentativa de retorno ao comum, uma espécie de recalcado do trauma da cidade com os ataques do 11 de Setembro.
Assinado por Danny Leiner, um experiente diretor de episódios de séries de TV, o longa carrega marcas desse tipo de ficção, a saber: a ênfase no cotidiano, nos pequenos dramas e nos desajustes familiares.
"People - Histórias de Nova York" situa-se em setembro de 2002 e acompanha um grupo de sete personagens sem conexões diretas com os ataques, salvo o fato de viverem na mesma cidade e de servirem de paradigmas de um estado de permanente angústia.
Sua estrutura adota a fórmula do filme-coral, em que não há um protagonista definido, apenas se transita de um foco a outro sem se preocupar em estabelecer conexões entre eles.
Tal solução funciona aqui na medida em que o que interessa é menos a trama do que os afetos. Como essas pessoas passaram a viver depois do grande trauma, ou melhor, como as pequenas histórias podem ser contadas sem se subordinarem à lógica da grande história?
Ao focar no cotidiano marcado por incertezas, o diretor consegue capturar a melancolia e a vacuidade que persegue cada um desses "sobreviventes", mas não se afasta dos clichês do cinema independente americano, com suas historietas de desamor e a banalização dos relacionamentos.
O filme torna-se mais interessante nos momentos em que enfatiza a memória do trauma. Sons e imagens de aviões cruzando o céu pontuam as experiências retratadas, numa espécie de símbolo permanente da catástrofe, enquanto imagens percorrem o skyline nova-iorquino e sabemos que ali falta alguma coisa. (CÁSSIO STARLING CARLOS)

PEOPLE - HISTÓRIAS DE NOVA YORK
Direção: Danny Leiner
Produção: EUA, 2006
Com: Maggie Gyllenhaal, Tony Shalhoub, Olympia Dukakis, Edie Falco
Onde: em cartaz no Gemini
Avaliação: regular

Nenhum comentário: