segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Dica de filme

"Tropa de Elite" leva 180 mil aos cinemas

É o melhor desempenho do ano do eixo Rio-SP em média de público por sala

Em números absolutos, todavia, filme de José Padilha ficou atrás de "A Grande Família", que atraiu 290 mil pessoas na estréia

Folha de São Paulo

Apesar da pirataria pré-estréia, "Tropa de Elite" teve bom desempenho no primeiro final de semana nos cinemas. Lançado com 140 cópias em 171 salas, o polêmico filme foi visto por cerca de 180 mil pessoas no Rio e em SP, segunda sua distribuidora, a Paramount.
Foi a melhor estréia deste fraco ano do cinema nacional, considerando a média de público por sala no eixo Rio-São Paulo. Nessa comparação, o longa de José Padilha superou em 48% a abertura de "A Grande Família", maior público um filme nacional em 2007 (2 milhões de pessoas). Em números absolutos, no entanto, a versão da série de TV foi melhor quando entrou em cartaz -teve quase 290 mil espectadores no país, com 246 cópias.
"Tropa" foi bem também em comparação ao lançamento de outros blockbusters nacionais nos mesmo Estados: 90% melhor do que "Cidade de Deus", 46% acima de "2 Filhos de Francisco" e apenas 38% abaixo de "Carandiru", dono da melhor estréia desde a retomada da produção cinematográfica brasileira, na década de 90.
O resultado foi bem recebido pelos produtores de "Tropa", que não sabiam o que esperar diante do alcance da pirataria. Segundo projeção do Datafolha, só em SP, o filme foi visto antes da estréia, em DVD pirata, por 1,5 milhão de pessoas.
"O bom resultado deste primeiro fim de semana mostra que existe interesse do público por filmes brasileiros", afirmou o diretor do longa, José Padilha, por meio da assessoria.
A pirataria fez com que a estréia de "Tropa" fosse antecipada duas vezes. Prevista para novembro, foi remarcada para 12/10. Na semana passada, a Paramount decidiu estrear já no dia 5 no Rio e em São Paulo. Nesta sexta, acontece o lançamento nacional, e o longa passará a ocupar 300 salas.
Com Wagner Moura, o filme retrata o cotidiano do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) da PM do Rio.

Nenhum comentário: